Sucesso no consultório odontológico: conheça as 3 necessidades do paciente

Certamente a primeira lição que você aprendeu ao receber seus primeiros pacientes no consultório foi a de que eles são diferentes e imprevisíveis. Cada indivíduo que entra em sua sala para receber seus cuidados têm um problema e comportamentos distintos em relação à sua saúde bucal e à forma de seguir o tratamento ou lidar com o dentista.

Apesar das particularidades, existem 3 necessidades básicas que são levadas em consideração por todos os pacientes que procuram uma consulta odontológica. Você está pronto para conhecer um pouco mais sobre essas exigências e melhorar sua conexão e entusiasmo com seus clientes? Então confira!

Dor zero

É importante lembrar que, antes de planejar o tratamento dentário, é indispensável que você foque no paciente. Sabemos que a consulta ao dentista pode ser motivo de desespero para algumas pessoas. Mais do que um canal ou uma obturação, os pacientes têm expectativas, receios e, principalmente, o medo de sentir dor.

Portanto, trabalhe com zelo e delicadeza para tentar amenizar ao máximo os incômodos do tratamento. Mas seja sincero com seu paciente. É certo que pode haver alguma dor após o atendimento? Existe alguma alternativa para solucionar o desconforto? Lembre-o de que algumas situações e alguns procedimentos acabam causando desconforto, mas que ele é passageiro e antecede mudanças e resultados importantes.

Em caso de procedimentos mais invasivos, estabeleça contato com o paciente no dia seguinte. Mostre que é um profissional que, acima de tudo, se preocupa com quem está sob seus cuidados.
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Funcionalidade

Outra necessidade dos pacientes está ligada ao resultado estrutural do tratamento. Por exemplo, se foi colocada uma prótese, ela precisa funcionar corretamente e se adaptar às necessidades do paciente.

No entanto, essa é uma questão delicada: de um lado está você, que realizou seu trabalho com técnica, atenção e dedicação. Do outro lado, o paciente. Para que o seu cliente tenha suas expectativas atendidas, explique todos os detalhes do procedimento antes e durante o atendimento. Não deixe também de falar sobre os cuidados que ele terá que fazer para garantir a efetividade do tratamento e mostre-se aberto a tirar dúvidas. Seja um parceiro de seu paciente.

Beleza

Já não restam dúvidas de que o sorriso é o cartão de visitas de qualquer pessoa. E não são poucos os que querem ostentar a melhor dentição possível. No entanto, é preciso tomar cuidado com as expectativas de quem entra no seu consultório.

Assim como no caso da funcionalidade do tratamento, a beleza estética é uma das necessidades apresentadas pelos pacientes. Aqui vale o mesmo cuidado de manter um diálogo aberto com eles. Explique ao seu cliente a diferença entre o que eles vislumbram e aquilo que realmente pode ser alcançado considerando as especificidades de cada dentição.

O resto cabe a você: lembre-se de que o sorriso que deixará seu consultório será seu portfólio ambulante, a garantia de um paciente satisfeito e elogios que podem resultar em mais trabalho, mais motivação para você e maiores as chances de estabilidade profissional.

E você? Está sempre atento a essas necessidades? De que forma trabalha para alcançá-las no dia a dia do consultório? Escreva para a gente através dos comentários!

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