As 5 dicas infalíveis para combater o mau hálito

Na maioria das vezes quem tem mau hálito não percebe que tem o problema, mas com toda certeza quem convive com essa pessoa se incomoda bastante. O odor pode ser tão desagradável a ponto de estragar relações pessoais. A boa notícia é que existem soluções para o problema! Confira dicas que vão exterminar o mau hálito e te deixar mais confiante para se relacionar com as pessoas.

Antes de mais nada, é preciso identificar se você tem mau hálito. Provavelmente, as pessoas ficarão constrangidas em te contar, mas se forem muito íntimas, você pode sim pedir a sua sincera opinião sobre seu hálito, checando várias vezes ao dia. Você também pode examinar sua língua, colocando-a ao máximo para fora e usando o espelho para verificar se existe uma camada amarela ou esbranquiçada no fundo dela. Esses são apenas alguns indícios. Táticas como colocar a mão em concha na frente da boca ou lamber a parte de trás da mão são conhecidas popularmente, mas se quiser tirar de vez a dúvida poderá fazer um exame em uma clínica especializada para medir a concentração de enxofre em seu hálito.

Agora, vamos ao que mais interessa, veja 5 superdicas para combater esse problema:

1. Capriche na higiene bucal

Escove os dentes sempre após as refeições e antes de dormir. Procure escovar também a parte de trás da língua com todo o cuidado para não machucá-la. Aos poucos você se acostuma e a ânsia de vômito vai passando.

Depois, passe o fio dental para tirar as possíveis sujeiras acumuladas entre os dentes.

Soluções para gargarejo também podem ajudar, pois reduzem o número de bactérias, mas seu efeito não é muito prolongado.

[ecp code=”eBook-pacientes”]

2. Mantenha a boca úmida

Em muitos casos o mau hálito é causado pelo fato da boca estar seca ou com pouca saliva, por isso tome bastante líquido ao longo do dia. Outro truque é marcar chiclete (sem açúcar), que além de ter o sabor fresquinho ajuda a produzir saliva.

3. Use os alimentos a seu favor

Você sabia que alguns alimentos pode complementar a limpeza bucal? Bons exemplos são a maçã, a cenoura e o pepino que, quando ingeridos crus, realizam um tipo de raspagem dos dentes evitando o acúmulo de bactérias causadoras do mau hálito.

Mascar canela, cravo e anis também é legal pra manter o hálito fresco, por isso use sempre este artifício quando achar necessário.

4. Maneire no café

Apesar de ser uma das paixões nacionais, o cafezinho é um vilão para o hálito. Ele dificulta a oxigenação e deixa um resíduo que modifica o aroma bucal. Por isso, tente evitá-lo.

5. Procure um especialista

Se você seguir todas as dicas e não percebeu melhora no hálito, saiba que o odor pode ser um sintoma de quem algo está em desequilíbrio em seu organismo, como um refluxo ou uma gastrite, por exemplo. O problema pode não estar na boca, por isso é importante procurar ajuda médica para descobrir o verdadeiro diagnóstico.

Observe também se o mau hálito não está relacionado a uma situação específica, como falar por muito tempo, ficar sem comer por muitas horas ou mesmo o uso de medicamentos. Para ser considerado como um quadro de halitose, você precisa perceber se o problema acontece frequentemente.

Leia mais: 4 coisas que você não sabia sobre saúde bucal.

Achou que essas dicas foram úteis? Então compartilhe com a sua rede.

[ecp code=”eBook-pacientes”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *