O sorriso é a alma do negócio – a importância do sorriso na vida profissional

O sorriso deve ser visto como o nosso cartão de visita pessoal e por isso merece a devida atenção e cuidado. No ambiente de trabalho, ele é capaz de tornar o clima mais agradável e até mais produtivo, sendo também importante nos relacionamentos e para recolocação profissional, por exemplo. Esses e outros fatores demonstram a importância que a Ortodontia vem conquistando entre os tratamentos estéticos atualmente.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro avaliou o impacto dos subcomponentes da face em relação à beleza e o sorriso se mostrou responsável por 40% desse total. Segundo a pesquisa, um sorriso bonito influi não só na percepção de beleza, mas transmite uma imagem de que a pessoa tem bons hábitos de higiene pessoal, é cuidadosa e responsável, contribuindo até mesmo para uma boa relação entre os membros de uma equipe.

[ecp code=”eBook-pacientes”]

Uma boa apresentação profissional não está necessariamente ligada à beleza física, mas sim com o cuidado com a roupa, cabelos etc.- e também com a preocupação com a saúde bucal. Um profissional com boa apresentação é percebido como possuidor de uma série de características e qualidades valorizadas pelos recrutadores em entrevistas de emprego e conseqüentemente no ambiente corporativo, como caráter, inteligência, liderança, saúde, dentre outras Por isso, o cuidado com o seu sorriso é indispensável para reforçar essas impressões.

Por outro lado, muitas pessoas não se permitem sorrir por terem uma saúde bucal comprometida ou por não estarem satisfeitos com a estética dos seus dentes. A fisionomia de quem não possui esse hábito é geralmente mais fechada, triste, emburrada e isso acaba sendo transmitidos para seus clientes, entrevistadores e possíveis parceiros de trabalho. Esse bloqueio está diretamente ligado à autoestima e pode afetar o desempenho e o cotidiano dessas pessoas de diversas maneiras, muitas vezes fazendo com que não se sintam bem no ambiente de trabalho.

Um belo sorriso torna o profissional bem visto, mais sociável e até mais lembrado em momentos de uma promoção, por exemplo. Por isso, o cuidado com a saúde bucal é de extrema importância para a criação e manutenção de relacionamentos profissionais. Cumprimente sempre as pessoas de forma simpática e com um sorriso branco, com dentes limpos e alinhados. Isso fará com que você seja mais facilmente lembrado e reforce as suas qualidades.

Se “a propaganda é alma do negócio” e o sorriso é a alma da propaganda (comece a reparar no papel de destaque que os sorrisos têm nos anúncio na TV e revistas, por exemplo), podemos concluir que, na verdade, o sorriso é a alma do negócio.

[ecp code=”eBook-pacientes”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *